16/05/2017
Em algum momento da vida, sedentária ou não, é quase certo que tenhamos sentido dor na coluna, lombar ou cervical ou tendinite. Pode ter sido devido ao uso intensivo de computador ou ao exagero no esporte e malhação, pode ter sido simplesmente devido a um vício de postura ou a um trauma emocional.
O Espaço Cultural Sinpaaet promove palestra sobre a Técnica Alexander para professoras e professores e auxiliares de administração escolar do ensino particular de Tubarão e Capivari de Baixo no dia 17 de maio, às 19h, no auditório do Sinpaaet.
A Técnica Alexander é um método de reeducação psicofísica que nos permite um melhor uso de nós mesmos.
Um bom uso de si implica em saber usar conscientemente o próprio corpo e seus mecanismos de maneira que seja possível evitar tensões desnecessárias que prejudicam e interferem com o nosso desempenho.
Nas aulas, aprende-se a entender e a praticar atividades corriqueiras como sentar, levantar, caminhar e falar, com maior eficiência criando a possibilidade de reconhecer os padrões de tensão e esforço desnecessários, podendo assim, se quiser, evita-los.
O mesmo processo ocorre também em atividades tais como cantar, tocar um instrumento, praticar esportes, trabalhar ao computador, etc.
A Técnica Alexander vem sendo ensinada, ininterruptamente, há mais de cento e vinte anos. Seu alcance está além do “alívio de tensões” ou da “reeducação corporal”, pode-se dizer que esta Técnica está a serviço do autoconhecimento e desenvolvimento do ser humano de uma maneira integrada.
A palestrante será Sibele Vareschi, de Curitiba, credenciada pela Associação Brasileira da Técnica Alexander, formada pela Constructive Teaching Centre em Londres.
Fonte: Assessoria de Imprensa