22/03/2017
Na última segunda-feira, 20 de março, foi realizada mais uma rodada de negociação entre o SINEPE (Sindicato Patronal) e os Sindicatos dos trabalhadores/as da Educação Privada de Santa Catarina.
A pauta ficou voltada para o percentual de aumento a ser concedido para a categoria. O SINEPE alega que consegue repassar apenas o índice de 4,69%, sendo exatamente igual ao índice da inflação acumulada para o mesmo período. O presidente do SINEPE justifica essa posição devido a uma queda de alunos matriculados nas escolas. Entretanto, os sindicatos alegam que nenhuma escola reajustou as mensalidades inferiores a 8%, ou seja, estamos pedindo um ganho real à categoria (leia mais aqui.
Em relação ao congelamento do triênio (para quem já tem o benefício e a não concessão para os demais) e a redução significativa de bolsas de estudo, tais assuntos não foram discutidos nessa rodada.
A contraproposta dos sindicatos consiste num reajuste de 5% para os trabalhadores/as, mais 1,5% em outubro para o Ensino Superior, pois no ano passado tiveram o reajuste parcelado em duas vezes. O SINEPE comprometeu-se a consultar seus filiados/as e retornar, por telefone, a decisão tomada.
Fonte: Sinpaaet