18/05/2017
Ontem, O Espaço Cultural Sinpaaet promoveu a Oficina de Saúde Técnica de Alexander para professores, professoras e auxiliares administrativos da rede privada de ensino de Tubarão e Capivari de Baixo, visando a saúde e qualidade de vida de filiadas e filiados.
A Técnica de Alexander está longe de ser um tratamento, ela é vista como um método que ajuda a estabelecer hábitos saudáveis de postura e, possivelmente, diferente dos que a nossa própria percepção pessoal considera “normal”.
Conforme a professora da técnica, formada pelo Constructive Teaching Centre, em Londres, Sibele Vareschi, o objetivo é que as pessoas analisem e mudem esses maus hábitos, os quais se têm como resultado tensões musculares desnecessárias e mau uso do corpo. Em consequência disso se dá o começo para diversas patologias como a dor nas costas. “Só pensamos em nosso corpo quando sentimos dor. E não podemos agir desta maneira. A Técnica de Alexander não é um treino, mas um hábito”, constata a profissional.
Conforme Sibele, quando se foca em um movimento, o cérebro aprende a gastar somente a energia necessária para aquela ação – cantar, dançar, correr, dirigir e trabalhar, por exemplo. A Técnica Alexander visa a reeducação da mente e do corpo, encontrando um novo balanceamento de tensões e forças.
O Espaço Cultural Sinpaaet foi criado com o objetivo de proporcionar às trabalhadoras e trabalhadores da Educação do setor privado de Tubarão e Capivari de Baixo, um conjunto de atividades culturais, educacionais, de lazer e saúde ocupacional, que contribuam para melhorar a nossa qualidade de vida e atuação profissional.
Fonte: Assessoria de Imprensa